Páscoa das Artes:
as cores do amanhã
A Páscoa das Artes é um evento cultural anual que transforma Campos do Jordão em uma galeria a céu aberto, celebrando a criatividade e a inovação durante o período de quaresma, em que a cidade está mais pacata. Idealizada por Rayssa Jacob, empresária do ramo de turismo e eventos, a iniciativa visa promover a economia criativa, proporcionando experiências interativas e artísticas para todos os públicos na cidade mais alta do Brasil.
Edição 2025: uma celebração à criatividade e ao futuro
Após o sucesso da edição inaugural em 2024, a Páscoa das Artes retorna em 2025 com o tema “As cores do amanhã”. Um tema que representa a esperança, a renovação e a pluralidade de olhares que a arte pode gerar, além de fazer um convite aos artistas: traduzirem, por meio das cores e formas, suas visões e expressões sobre o que está por vir. Grandes nomes do universo artístico-visual se unem para compartilhar suas interpretações e inspirar o público com suas perspectivas sobre o amanhã.
Ovos gigantes e interatividade ao ar livre
Diversos jardins, parques e bosques de Campos do Jordão serão palco para a exposição de ovos cenográficos personalizados. Uma das novidades da edição, são os ovos gigantes de quatro metros de altura, decorando espaços públicos, além das dezenas de ovos com cerca de 60 centímetros, criados por artistas convidados e também por alunos da rede pública, que terão seus desenhos selecionados para ilustrar algumas das peças.
Os visitantes poderão explorar as exposições de forma dinâmica e interativa, contando com mapas que os guiarão por esse roteiro artístico ao ar livre.
Ovo da Edição 2025
Para tornar a experiência ainda mais envolvente, o evento vai contar com uma votação popular do “Ovo da Edição 2025”. Durante o período da Páscoa das Artes, os visitantes poderão escolher seu ovo favorito por meio de um QR Code disponível ao lado de cada peça.
Ao escanear o código, o público acessará um formulário online com as imagens e descrições dos ovos e dos artistas participantes, podendo votar na obra que mais gostou. O ovo vencedor receberá um prêmio especial em dinheiro e o reconhecimento como destaque da edição.
Com essa dinâmica, a Páscoa das Artes reforça seu compromisso em promover a arte de maneira acessível, interativa e conectada ao público.
Conheça como foi a edição 2024
Em 2024, a Páscoa das Artes levou para Campos do Jordão a oportunidade de recomeçar
Recomeço, arte e inovação. Essas são algumas palavras que traduziram o projeto Páscoa das Artes, que celebrou a diversidade artística e reconectou a cidade mais alta do Brasil com a cultura e o entretenimento em sua primeira edição em 2024.
Idealizada de forma independente por Rayssa Jacob, empresária do ramo de turismo e eventos da cidade, a ação inovadora aconteceu de 01 de março a 07 de abril, com diversas atividades lúdicas e interativas a todos os tipos de público, com exposição de arte a céu aberto, ações com crianças, oficinas, performances, shows e, contou ainda, com a participação de grandes nomes do cenário artístico-visual.
A edição também reforçou as comemorações de 150 anos de Campos do Jordão, celebrados em abril, incentivando a cidade a se reinventar e olhar para o futuro.
Um roteiro de cores em exposição na natureza
Os diversos jardins, parque e bosques foram o foco dessas ativações, que tiveram como destaque uma exposição inédita de 150 ovos gigantes personalizados por artistas locais e da região, também por alunos das escolas públicas, que tiveram seus desenhos selecionados para ilustrar algumas das peças.
Pensado para envolver todos os públicos, desde crianças, empresários e artistas locais a turistas, amantes da natureza e entusiastas da arte, esse verdadeiro roteiro de cores se tornou um convite para caminhar pelas áreas verdes de Campos do Jordão e desfrutar de momentos tranquilos no período de quaresma, em que a cidade se encontra mais pacata.
Para deixar a ativação mais dinâmica, os visitantes receberam um mapa ilustrativo para se divertir em uma verdadeira “caça aos ovos” pelos pontos turísticos, além de desvendar enigmas para descobrir o “Ovo de Ouro”, que premiou o vencedor.





O olhar para o futuro: 150 anos de Campos do Jordão
A quantidade de ovos não foi escolhida por acaso, uma vez que, em abril de 2024, Campos do Jordão celebra 150 anos de muita história e está pronta para se reinventar e olhar para o futuro, assim como este projeto, que pretende desvincular estereótipos de comemorações tradicionais da Páscoa e difundir o real simbolismo do ovo, visto como renascimento e prosperidade em diversas culturas ao redor do mundo, como a tradição das pêssankas ucranianas, ovos pintados por mulheres, usados como amuletos e símbolos de fertilidade e que evoluíram para o “Festival de Ovos Gigantes da Ucrânia” e as “Big Egg Hunt”, grande caça aos ovos tradicional em cidades metropolitanas como Londres e Nova Iorque.