A oportunidade de recomeçar: momento de união e olhar para o futuro cultural de Campos do Jordão
Recomeço, arte e inovação. Essas são algumas palavras que traduziram o projeto Páscoa das Artes, que celebrou a diversidade artística e reconectou a cidade mais alta do Brasil com a cultura e o entretenimento em 2024.
Idealizada de forma independente por Rayssa Jacob, empresária do ramo de turismo e eventos da cidade, a ação inovadora aconteceu de 01 de março a 07 de abril, com diversas atividades lúdicas e interativas a todos os tipos de público, com exposição de arte a céu aberto, ações com crianças, oficinas, performances, shows e, contou ainda, com a participação de grandes nomes do cenário artístico-visual.
Um roteiro de cores em exposição na natureza
Os diversos jardins, parque e bosques foram o foco dessas ativações, que tiveram como destaque uma exposição inédita de 150 ovos gigantes personalizados por artistas locais e da região, também por alunos das escolas públicas, que tiveram seus desenhos selecionados para ilustrar algumas das peças.
Pensado para envolver todos os públicos, desde crianças, empresários e artistas locais a turistas, amantes da natureza e entusiastas da arte, esse verdadeiro roteiro de cores se tornou um convite para caminhar pelas áreas verdes de Campos do Jordão e desfrutar de momentos tranquilos no período de quaresma, em que a cidade se encontra mais pacata.
Para deixar a ativação mais dinâmica, os visitantes receberam um mapa ilustrativo para se divertir em uma verdadeira “caça aos ovos” pelos pontos turísticos, além de desvendar enigmas para descobrir o “Ovo de Ouro”, que premiou o vencedor.
O olhar para o futuro: 150 anos de Campos do Jordão
A quantidade de ovos não foi escolhida por acaso, uma vez que, em abril de 2024, Campos do Jordão celebra 150 anos de muita história e está pronta para se reinventar e olhar para o futuro, assim como este projeto, que pretende desvincular estereótipos de comemorações tradicionais da Páscoa e difundir o real simbolismo do ovo, visto como renascimento e prosperidade em diversas culturas ao redor do mundo, como a tradição das pêssankas ucranianas, ovos pintados por mulheres, usados como amuletos e símbolos de fertilidade e que evoluíram para o “Festival de Ovos Gigantes da Ucrânia” e as “Big Egg Hunt”, grande caça aos ovos tradicional em cidades metropolitanas como Londres e Nova Iorque.